quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Artistas da Cult'Art falam sobre o Troféu Cultura 2016 e os projetos para 2017



Na noite da sexta-feira (23/dez), a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe realizou no Teatro Municipal, a entrega do Troféu Cultura 2016 que carrega o nome do falecido ator santacruzense Domingos Neto. O evento que homenageou alguns artistas e grupos, contou com apresentações dos cantores Fábio Xavier, Ágda Mora, ambos receberam o troféu e de Alberto Grilo, idealizador do evento, além das performances artísticas de Luiz Carlos, também homenageado. Receberam o Troféu Cultura, 20 artistas que fazem cultura há décadas e também os mais novatos. Segundo a organização, próximo ano serão homenageados outros vinte artistas.

(Foto: Revista Zíper)

Dentre os homenageados estão: a cantora Paula Voices, o ator e professor Eudhes Sellen que foi responsável por festivais e mostras estudantis de teatro; o Ministério Shekinah que apresenta grandes espetáculos especiais de Natal; o ator e diretor Marcondes Moreno e os atores Ediglerisson César e André Casanova, que apresentaram na cidade a peça 'As Malditas'; Jeane Chagas, atriz que deu vida a diversos personagens e recentemente participou da comédia A Eleição; Hamilton França, ator conhecido por seu personagem Pitombinha; e outros mais. 

(Foto: arquivo)

Foi homenageado também com o troféu, o ator, diretor e estudante de jornalismo Tiago Salvador, que atualmente dirige a Cia Cult’Art. O idealizador do evento e diretor do Teatro Municipal, Alberto Grilo, parabenizou Tiago e sua equipe.

Ao lado de Alberto Grilo e Elaine Patrícia, Tiago Salvador recebe o troféu (Foto: Jairo Gomes)

“Uma turma jovem e bonita que recentemente realizou diversas peças e implantou um projeto fantástico, que é do da acessibilidade, colocando um interprete de libras para os surdos nos espetáculos” afirmou Grilo, que recentemente foi nomeado diretor de cultura da Capital da Moda.

A Cia Cult’Art foi representada pelo ator e diretor geral da companhia, Tiago Salvador, a atriz e também diretora Brunna Grangeiro, e os atores Elias Marques e Adjamir Arruda, que demonstraram alegria e satisfação com este troféu que representa muito para o grupo.

cia cult art teatro santa cruz do capibaribe trofeu cultura 2016 elias marques tiago salvador bruna queiroz adjamir arruda
Selfie tirada nos bastidores do evento. (Foto: Arquivo)

cia cult art teatro santa cruz do capibaribe trofeu cultura 2016 tiago salvador
(Foto: Divulgação)

O diretor Tiago Salvador afirmou que “apesar de sermos uma companhia jovem, com apenas dois anos de existência, com muito esforço, dedicação, organização e profissionalismo, conseguimos realizar 3 esquetes, 4 espetáculos teatrais e diversas ações teatrais, tendo mais de 4 mil espectadores e ser destaque em meios de comunicação de renome. Implantamos alguns projetos como: o ‘Teatro Acessível’ que traz pessoas com deficiência ao teatro, tendo disponível interprete de libras e audiodescritor; o ‘Teatrando’ com espetáculos beneficentes que ajudou algumas famílias; e o “Teatro no Parque” com apresentações ao ar livre em locais públicos. Além disso, promovemos constantemente a capacitação de jovens artistas e produzimos espetáculos diferenciados e inovadores baseados em clássicos da literatura infanto juvenil. Nossa missão é se tornar aos poucos referência no gênero de teatro infantil na cidade e região. Conseguimos trazer ao teatro, milhares de estudantes da rede particular e pública, que se encantaram ao assistir aos espetáculos, que são feitos com o intuito de divertir, educar e impressionar a plateia”.

O ator Elias Marques, que interpretou o anão Dunga em 'Branca de Neve e os sete anões' e a Serpente no 'Pequeno Príncipe' disse: "Foi um evento onde reuniu vários artistas, foi ótimo, bem-humorados. Os responsáveis pela organização e a junção dos artistas, está de parabéns, pois juntou várias categorias da cultura de nossa cidade. Estamos com o roteiro de uma peça de comédia que o público irá amar, espero conseguirmos um bom público em todas as sessões, a peça é engraçada, criativa. Todos estão dando o seu máximo pra fazer essa peça".

Elias Marques à esquerda (Foto: Arquivo)
A atriz Brunna Grangeiro, que nos últimos anos interpretou diversos personagens, com destaque para a Rainha Má de 'Branca de Neve e os sete anões', também falou sobre o troféu e as expectativas para 2017.


Brunna que nos últimos meses participou de diversos trabalhos, comenta sobre o Troféu Cultura (Foto: Reprodução/Facebook)

"O troféu que o nosso diretor geral Tiago Salvador ganhou, que aliás, foi muito bem merecido, fez com que nós víssemos que cada gota de suor para nosso trabalho, valeu e vale muito para ser bem visto. Para o próximo ano, vamos mostrar e levar mais uma vez alegria e histórias para o público de Santa Cruz, e quem sabe em um projeto mais próximo, levarmos nossa arte a outras cidades. A expectativa para próximo ano, é de que todos fiquem impressionados com o nosso trabalho, que está sendo bem feito e projetado" afirmou a atriz.


Adjamir é novo na companhia e falou sobre a importância do prêmio (Foto: arquivo)
O ator Adjamir Arruda, que recentemente interpretou o anão Feliz em 'Branca de Neve e os sete anões' e o Homem de Negócios no 'Pequeno Príncipe', disse que "o evento de premiação teatral é muito importante para incentivar os produtores de arte como Tiago Salvador, a produzir mais e mais conteúdo, para que nossa cidade cresça na questão cultural". Os demais artistas da companhia também demonstraram alegria com o recebimento do troféu.


Durante o evento, foi lida a história de Severino Domingos Neto, falecido artista. Além de parte dela ser contada pela viúva, Clecia Lira, que fez um discurso lindo e emocionante. Nos bastidores do evento, conversas sobre projetos e bate papos bem humorados tomaram conta, proporcionando uma confraternização entre os artistas, além de projetar 2017 como um ano de importantes projetos e parcerias na área da cultura.

Para o ano de 2017, a companhia planeja apresentar uma comédia com situações engraçadas e irônicas, similar a de um sitcom televisivo (ex.: o Sai de Baixo), com autoria própria. Além disso, um espetáculo infantil de um grande e querido clássico da literatura mundial, e outros projetos paralelos ainda em estudo.


(Publicado em 28.12)
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: