A companhia

HISTÓRIA

A Companhia Cult'Art nasceu de uma oficina de teatro realizada em setembro de 2014 no Espaço Nordeste Brejo da Madre de Deus. Alguns integrantes da oficina se reuniram e decidiram criar um grupo teatral. Algumas ideias surgiram, e o grupo preferiu de início produzir alguma esquete infantil de fácil produção para servir de ponto de partida e aprendizado para as futuras peças. O que a companhia achava que iria ser fácil por se tratar de uma produção infantil, não foi tão assim, o que acabou com o mito de que teatro infantil é um teatro amador. Em "Chapeuzinho Vermelho" a primeira peça, o grupo encontrou dificuldades e tiveram que ir atrás de algum apoio, e acabaram recebendo o patrocínio do Banco do Nordeste, implantando o projeto "Teatro no Parque". 'Chapeuzinho' teve o roteiro escrito e adaptado por membros da companhia e a linguagem utilizada foi resultado de estudos, onde a equipe buscou levar valores para as crianças, dando lições de vida, com um conteúdo pacífico, retirando trechos como "o lobo devora a vovó e chapeuzinho" e "o caçador mata o lobo".

A esquete foi considerada um sucesso pelos integrantes da companhia, tendo uma boa repercussão no público e na imprensa, ainda mais pelo fato de que o grupo criou o projeto "Teatro no Parque" que consistia em levar um pouco das artes cênicas para o ambiente do Parque Florestal Fernando Silvestre da Silva, local de grande circulação de pessoas. A partir daí, o grupo abraçou as ideias de produções infantis e começou e preparar "Cinderela". Com apenas um mês de ensaio, preparação, captação de recursos e poucos dias de divulgação, o grupo realizou a encenação desse grande clássico da literatura infantil. Desta vez no Teatro Municipal e também no Parque Florestal. "Cinderela" contou com mais personagens que "Chapeuzinho", além de ter mais do triplo da duração e teve efeitos visuais, como fumaça, projeção e truque de ilusionismo. E sempre preservando os bons valores, levando uma mensagem de superação, fé, realização de objetivos, utilizando-se da comédia ingênua e da fantasia para encantar o público.

Intitulada de início como "Companhia Teatral Lídia Martins", mudou o nome desde março de 2015 para "Companhia Teatral Cult Art", continuando com a mesma proposta e enxergando também novo horizontes. Em novembro de 2015 apresentou ao público seu maior projeto até então, "Branca de Neve e os sete anões" que atingiu um público de mais de 1300 pessoas e foi a primeira peça totalmente acessível as pessoas com deficiência na cidade de Santa Cruz do Capibaribe.

Em 2016, reapresentou 'Branca de Neve e os sete anões' numa montagem mais completa e e estreiou 'O Pequeno Príncipe'. A cada espetáculo, a companhia procura inovar mais e melhorar sua performance.

A companhia está estudando novos espetáculos e projetos para alavancar e contribuir com o movimento teatral, procurando fazer a arte com o embasamento sobre seus conceitos, sua história, suas técnicas e importância. Alguns espetáculos já estão confirmados pela companhia para 2017: um uma comédia e mais um grande clássico da literatura infantil.

OBJETIVO


O intuito da companhia é promover a formação e aperfeiçoamento de pessoas na área de teatro para que se tornem profissionais da arte, compreendendo a cultura e sua importância e valores. E através dessa formação, produzir espetáculos teatrais que aliem o máximo possível de segmentos culturais, como música, dança, artes plásticas e etc. Em seus espetáculos, o grupo procura também ressaltar a importância do hábito da leitura e a procura pelo conhecimento, levando diversão e uma forma de entretenimento diferenciada. Esse entretenimento sempre procurando promover a acessibilidade, seja no âmbito financeiro e social, como também no que se refere a inclusão de pessoas com deficiência.

Atualmente, a companhia produz espetáculos teatrais e assessora seu casting, que participa de eventos.

Elenco atual (por ondem alfabética):

Cleide Lima
Elias Marques
Hallan Mark
Jeférson Rito
Leonardo Lima
Márcia Lucena
Neto Ferrari
Tiago Salvador

Ziel Almeida



Nomes que já passaram pela companhia:

Adjamir Arruda

Alam Coelho
Brunna Queiroz
Cesar Firmo

David Luan
Debora Alves
Debora Neves
Debora Vieira
Emerson Duda
Gabriele Oliveira

Heitor Salles

Hellen Porto
Henrique Rosendo
Humberto Ferreira
Isabella Tais

Isabelle Rodrigues

Jessica Adriana
Júlia Barros
Karol Nóbrega
Luan Lopes

Ibes Felipe
Igor Souza
Gabriel Oliveira
Lídia Martins
Luana Salvador
Mayane Raquel
Mecias Barros

Natanael Rodrigues
Pedro Almeida
Rebeca Thalyta

Renata Silva

Romário Rinaldo

Zinha Andrade
Wesley Lima

Wesley Jhonata